sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Studio Ghibli - Hayao Miyazaki


Boa tarde queridos! Me perdoem pelo sumiço e pela demora, mas o que realmente importa é que estou de volta. Hoje trago para vocês um pouco sobre o maravilhoso Studio Ghibli e o incrível e talentoso criador dos meus filmes preferidos, Hayao Miyazaki um dos mais famosos e respeitados criadores do cinema de animação japonesa, que alcançou sucesso e reconhecimento em todo o mundo. Criador dos nossos filmes preferidos, dono das histórias mais belas e criativas, que vão além da nossa imaginação. ♥


Um pouco sobre Hayao Miyazaki

Hayao Miyazaki nasceu em 5 de Janeiro de 1941, em plena 2ª Guerra Mundial. O pai de Hayao, Katsuyiki Miyazaki era diretor de uma empresa familiar que fabricava lemes de aviões. Esse fato teve uma grande influência na vida do diretor que hoje é um apaixonado por aviões e tem uma relação de amor e ódio com armas e guerras. Miyazaki também lembra muito sua mãe em seus filmes: durante boa parte da infância do diretor, ela esteve hospitalizada com tuberculose, situação semelhante à mãe de Mei e Satsuki em Meu Vizinho Totoro. A personalidade de sua mãe volta a aparecer na personagem Dola de Laputa: Castelo no Céu, fato que ilustra sua importância na vida do filho. 

Durante os Trabalhos seguintes, o diretor fez muitas viagens ao exterior para países como Suíça, Argentina e Itália, cujas paisagens serviram de inspiração para muitos filmes. Em 1979 Miyazaki dirigiu efetivamente sua primeira série para a televisão japonesa: Future Boy Conan. No ano seguinte dirigiu seu primeiro longa: O Castelo de Cagliostro (lançado no Brasil pela Focus Filmes em 2008).

Paralelamente com esses trabalhos, o diretor produzia uma de suas principais obras, a saga em manga Nausicaä do Vale dos Ventos que foi futuramente adaptada para anime. O longa fez tanto sucesso que permitiu que o diretor concretizasse a criação do Studio Ghibli junto com Isao Takahaka. Desde então, o estúdio vêm produzindo animações de alta qualidade que fazem com que seja a empresa de animação mais influente do Japão até hoje.

O filme que garantiu sucesso internacional ao diretor foi Mononoke Hime, filme que trata de guerras e ecologia. Miyazaki mostrou-se vanguardista ao abordar abertamente esses temas desde o começo de sua carreira. Após o sucesso do longa que bateu o recorde de bilheterias no Japão, o diretor anunciou o fim de sua carreira. Apesar disso, incapaz de largar a animação o diretor voltou ao trabalho lançando em 2001 o filme que lhe daria o Oscar de Melhor Animação, A Viagem de Chihiro. Desde então, apesar da idade avançada e os problemas de saúde o diretor continua elaborando filmes de sucesso como o Castelo Animado e Ponyo. Depois do lançamento de seu mais recente longa, em 2008, Miyazaki anunciou que passará alguns anos treinando jovens animadores para trabalharem no Studio Ghibli. Apesar disso, o diretor ainda está longe da aposentadoria, pois já anunciou que pretende dirigir mais um filme ainda sem nome ou data de previsão.

Os maravilhosos filmes do Studio Ghibli


Abaixo segue alguns dos inúmeros e maravilhosos filmes de Hayao Miyasaki que eu amo! Tenho certeza que vocês já devem ter assistido pelo menos um desses. rs

01. Meu vizinho Totoro (1988)



Sinopse

Tonari no Totoro) jovem que encontra uma pequena passagem em seu quintal, que a leva à um lendário espírito da floresta conhecido como Totoro. Sua mãe está no hospital, e seu pai divide o tempo entre dar aulas na faculdade e cuidar de sua mulher doente. Quando Mei tenta visitar a mãe por conta própria, se perde na floresta, e só o grande e fofo Totoro pode ajudar a menina a achar o caminho de volta para casa.

Minha Opinião

O clássico dos filmes da Studio Ghibli. Todo mundo conhece, todo mundo já ouviu falar, todo mundo já deve ter o visto por aí. Totoro é um espírito da floresta muito fofo que leva as duas irmãs para grandes aventuras que elas jamais sonharam em passar. O filme mais mágico da SG; te faz acreditar que realmente um dia encontrará um Totoro dormindo por aí. Haha

02. Cemitério dos Vagalumes (1988)


Sinopse

(Hotaru no Naka) Um dos filmes mais assistidos no Japão, Túmulo dos Vagalumes narra a história de dois irmãos que perdem tudo durante a Segunda Guerra Mundial. Este filme conta o outro lado da Guerra, sendo considerado um clássico.


Minha opinião


Com toda a certeza foi o filme mais triste que já assisti do Studio Ghibli. Lembro-me claramente de cada cena do filme e principalmente do final do mesmo, que foi impossível conter as lágrimas. Como dito na sinópse, o filme se passa na Segunda guerra mundial, então nos mostra a luta constante das pessoas tentando sobreviver à todo esse caos. E nossos dois irmãos, cuja mãe é morta e o pai é soldado, sozinhos, acabam indo morar com parentes próximos. A medida que a história vai passando, e a guerra vai piorando, faltam alguns itens básicos como: água, comida e etc.. E então a única opção que eles têm é ir embora, já que eles não poderiam mais serem sustentados pelos mesmos. Então dá-se início a história triste de dois irmãos que cuidam um do outro durante a guerra, fazendo do possível ao impossível para sobreviver e ainda encontrar motivos para sorrir. Acho que todo mundo deveria assistir à este filme, seja criança, jovem ou até adulto. Pois é uma lição de vida e superação. Para todos os filmes do Ghibli, este foi um para nos fazer refletir e nos arrancar muitas lágrimas. Recomendo muito, tanto quanto os outros! Amo esse filme.

03. A viagem de Chihiro (2001)

Sinopse

(Sen to Chihiro no Kamikakushi) Chihiro é uma garota mimada e voluntariosa, que sê ve numa situação infeliz quando seus pais anunciam a mudança para uma cidade do interior, obrigando-a a abandonar seus amigos e a escola que tanto gostava. Durante a viagem, eles se perdem, e vão parar em outro mundo, o mundo dos deuses. Chihiro agora deverá amadurecer, se quiser salvar seus pais e voltar a ver seu mundo.


Minha Opinião

Primeiramente, não poderia deixar de citar aqui que, em 2003, A viagem de Chihiro ganhou o Oscar de melhor animação! E o Urso de Ouro no festival de Berlim em 2002. Foi o primeiro filme que assisti do Studio Ghibli, produzido e dirigido por Hayao Miyazaki, uma obra prima em todos os sentidos! Eu sinceramente não sei da onde ele tira tanta criatividade, da onde tirou essa história fantástica! É aquele tipo de filme que você não se cansa de assistir, é calmo e envolvente do começo ao fim. Acho que o que mais gosto, é quando Chihiro passa de uma garota mimada, para uma garota "adulta". Ela enfrenta todos os problemas, medos,  e sobrevive neste mundo muito louco sempre dando seu melhor. E o melhor de tudo é, que além de um final feliz, Chihiro acaba se apaixonando. ♥ E voltando para casa sã e salva, com a promessa de que um dia verá seu amado novamente.

04. O Castelo Animado (2004)

Sinopse

(Hauru no ugoku shiro) Sophie é uma jovem de 18 anos que trabalha na chapelaria de seu pai. Em uma de suas raras idas à cidade ela conhece Howl, um mágico bastante sedutor mas de caráter duvidoso. Ao confundir a relação existente entre eles, uma feiticeira lança sobre Sophie uma maldição que faz com que ela tenha 90 anos. Desesperada, Sophie foge e termina por encontrar o Castelo Animado de Howl. Escondendo sua identidade, ela consegue ser contratada para realizar serviços domésticos no local, se envolvendo com os demais moradores do castelo.

Minha opinião

Concorreu ao Oscar de Melhor animação em 2006. Foi o segundo filme que assisti da Studio Ghibli, e amei como todos os outros que assisti. É algo mágico, diferente de tudo o que já se viu em um filme de animação. (Bem esperado de Hayao Miyazaki. Acho que sua intenção é nos fazer sonhar acordados haha) Sophie acaba sofrendo de uma maldição que faz com ela tenha 90 anos, e para reverter essa maldição ela sai em busca da bruxa que fez isso com ela. Então acaba encontrando com Howl, um mágico covarde -mais muito lindo- com umas frescurinhas que, não pode viver sem ser belo! u.u Durante todo o seu caminho em busca da bruxa que a amaldiçoou, ela encontra e faz muitos amigos; Calcifer, Howl, Mark, um cachorro muito estranho que soluça, e o Cabeça de Nabo. Que é um espantalho enfeitiçado, que na verdade é um príncipe. O filme nos mostra Sophie que era uma jovem, mas com um coração muito velho, que se acomodava à tudo, e gostava de ficar sozinha enquanto suas amigas saíam para se divertir. MAS depois ela se torna uma pessoa confiante e com iniciativas. E Howl que era MUTIO covarde, aprende a amar e a proteger quem ama. Toda essa história mágica e diferente de muitas coisas que já vimos, resulta à somente uma coisa; amor. ♥ Por que é assim que as histórias tem de terminar.

05. O reino dos Gatos (2002)

Sinopse

(Neko no Ongaeshi) Essa é a história de Haru, uma garota muito preguiçosa que todos os dias chega atrasada na escola. Um belo dia, voltando para casa, salva um misterioso gato de ser atropelado. Na mesma noite a menina recebe a visita do Rei dos Gatos que a convida para conhecer seu reino, um lugar mágico, diferente de tudo, onde os bichos falam e se comportam como gente.

Minha Opinião

É uma história meiga e envolvente que se resume a uma garota, preguiçosa, sempre atrasada, cheia de energia e sorridente, que acaba recebendo em sua casa a visita de vários gatos, com um convite para visitar seu reino. Tudo isso, consequência de salvar uma gatinha de ser atropelada! haha O filme fica bem mais divertido e fofo quando Haru acaba se tornando um gato, e com a ajuda do Barão (um gato de terno que a ajuda a sair dalí) eles passam por altas situações. Confesso que fiquei um pouco triste no final, porque embora Haru seja uma humana, e Barão um gato, eu coloquei fé nos dois juntos. É claro ver o romance entre os dois à todo momento do filme, MAS você acha que algo assim poderia dar certo? Enfim, é um filme que vale a pena assistir só pela bela e criativa história que tem.


06. Ponyo (2008)

Sinopse

(Gake no Ue no Ponyo) Ponyo é uma peixinha dourada que conhece o garoto Sosuke, de apenas cinco anos de idade. A amizade entre os dois é tão grande que Ponyo resolve se tornar humana só para ficar mais tempo ao lado de seu amigo. 


Minha opinião

Dono da trilha sonora mais linda que já vi, Ponyo é o filme mais fofo da Studio Ghibli. Uma história completamente doce e meiga, conta a história de uma criança, chama Sosuke com apenas cinco anos de idade, que acaba encontrando um peixinho dourado muito lindo que dá-se o nome de Ponyo. Então dá-se início a uma grande amizade, e a um grande amor também. Uma animação leve, calma, e envolvente e muito gostosa de se ver. Mostra o amor que Ponyo tem pelo Sosuke dês da primeira vez em que o viu. Ela faz de tudo para se tornar uma humana -mesmo sendo um peixe- para ficar ao seu lado, passando por cima até das ordens de seu pai. Para ficar com seu amado Sosuke, Ponyo terá que abrir mão de seus poderes, e Sousuke terá que aceitá-la com ela é. Dois pontos muito fortes no filme é a aceitação de ambos, e o amor incondicional, além de um alerta para a poluição do mar. Já que em algumas partes do filme, mostra o pai de Ponyo reclamando como o mar está sujo e os humanos são porcos. Enfim, é um filme maravilhoso, lembra muito Totoro, e mesmo que seja uma animação, acredito que seja tanto para criança, como para adolescentes e até adultos, porque por mais que seja utilizado meios de animação, Ponyo nos passa grandes mensagens e lições, como já havia dito. 

07. O mundo dos Pequeninos

Sinopse

(Karigurashi no Arrietty) Baseado no livro The Borrowers da escritora Mary Norton, o filme conta a história da pequenina Arrietty e sua família, vivendo em uma casa de humanos e pegando “emprestado” coisas que eles não sentem falta. A história se passa em Koganei em 2010.


Minha Opinião

Recebeu o prêmio de animação do ano na 34° premiação da academia do Japão; 7,5 milhões de pessoas viram este filme no cinemas. O filme nos conta a história de criaturinhas bem pequenas, seres humanos, mais com tamanhos reduzidos, que sobrevivem se escondendo dos humanos em tamanho normal. Eles pegam coisas como, comida, em quantidades tão pequenas que não podemos nem notar a diferença! Tudo para poderem sobreviver. Achei lindo como a casa de Arrietty é tudo em miniatura, tudo tão pequeno e como o mundo lá fora é tão enorme para ela. De começo ninguém acredita que esses "pequeninos" possam existir, mas a partir do momento que Shou, um menino doente, passa a morar na casa, acaba encontrando Arrietty, e felizmente se tornando amigos. Ninguém pode descobrir a existência dessas pequenas criaturas, e assim eles se mantêm em segurança, então Shou faz de tudo para mantê-los à salvo e luta para sobreviver - porque tem uma doença grave e fará cirurgia- assim como Arrietty e os pequeninos fazem. É um filme lindo, mas não tão infantil como Ponyo, é um pouco mais maduro, mas não deixa de ser um lindo filme, e além de despertar nossa imaginação. 


08. Sussurros do Coração

Sinopse

(Whisper of the Heart) A personagem principal é Shizuku, uma estudante que sonha ser uma escritora e decide, durante o verão, ler vinte livros. Mas curiosamente todas as edições que Shizuki pegou na biblioteca já haviam sido lidas por um tal de Seiji Amasawa. Há encontros e desencontros típicos da vida de uma adolescente e a descoberta de um grande amor.


Minha Opinião

Achei bem romântico, além da tilha sonora que é linda! Parece que já a tinha ouvido antes rs - Country Road - ♥  O filme é bem simples, mas nos faz olhar com carinho os pequenos detalhes e momentos da vida. Enfim, é perfeito em todos os sentidos. Além de que acredito que este filme tenha uma ligação com "O reino dos gatos" porque em uma parte aparece o Barão em uma loja. ENFIM, além de uma animação bem leve, ainda é envolvida a um romance mais leve ainda. E no final, a promessa de que seu amado voltaria de sua viagem e a encontraria novamente para se casarem! Haha ; Acho que mostra bastante, a inocência de um amor adolescente, sem malícia, sem outras intenções, só o puro e verdadeiro amor. Achei simplesmente lindo ♥



Espero que tenham gostado, a Studio Ghibli tem vários outros filmes que não citei, mas não deixam de ser muito bons! Todas as informações; sinopse, e bibliografia do Hayao Mizaki, foram retiradas e pode ser encontrada aqui:
Então fiquem com a trilha sonora mais linda, do filme Ponyo! 




3 comentários:

  1. Grande Miyazaki!
    Ainda não assisti muitos filmes do Studio Ghibli, mas amei todos que assisti. Chorei assistindo A Viagem de Chihiro, haha. E Ponyo é tão amor que até minha mãe deu uma pausa na vida pra assistir xD
    Amei o post. Vou assistir os demais filmes dele disponíveis do Netflix. lol
    Abraços~

    Nankin Dust

    ResponderExcluir
  2. Acho que A Viagem de Chihiro foi a coisa mais fofa que eu ja assisti ;_; ah eu amo esse filme.
    Eu sou apaixonada pelo totoro também, tenho um estojo dele lçkskçls ;_;
    adorei o blog, de verdade achei ele uma graça ♥

    diesenpai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu não entendo nadinha, nadinha de animes, mangá... Nada, sério! hahahaha
    Mas, nas férias, tô me prometendo faz o maior tempão, à assistir alguns deles.
    Me interessei.
    (Tem post novo no blog!)
    Beijos --- bowdowns.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, como vai você? Fico feliz que tenha vindo me visitar, fique a vontade para deixar um comentário! Ficarei muito feliz em lê-lo, e espero vê-los aqui outras vezes (:

Layout desenvolvido pela Hina Prado do blog Aishiteru em Contos