domingo, 28 de junho de 2015

Tebori - Tatuagem Japonesa e seus preconceitos


Atualmente a tatuagem é uma forma de expressão e uma arte apreciada por muitas pessoas. Usada para marcar um momento especial, para homenagear alguém, ou simplesmente por amor. Porém no Japão as tatuagens são vista com outros olhos, tendo sua história marcada por muitos altos e baixos, e principalmente por muito preconceito!



"A tatuagem no Japão é uma tradição muito antiga, tendo quase 12 mil anos de história. No início (10 mil anos a.C.), os japoneses usavam tatuagens para a expressão espiritual ou mesmo para decoração corporal. Em séculos mais recentes, em torno de 300 a.C., as tatuagens ganharam um significado de status, até que, a partir do século II, elas começaram a ser vistas como coisas ruins.
No século II, as pessoas tatuadas eram criminosos, pois os bandidos, quando eram pegos, tinham a pele marcada para que todo mundo pudesse saber de seu passado vergonhoso.."

Há lugares no Japão a onde a entrada de pessoas tatuadas é estritamente proibida! Devido à influência da máfia japonesa, Yazuka, aonde todos os seus membros são reconhecidos pelas várias tatuagens no corpo. Muitas pessoas associam as tatuagens à Yazuka e por esse motivo, a entrada de pessoas tatuadas em certos lugares é proibida, como; banheiros públicos, saunas, estabelecimentos comerciais, empresas e etc... Para que alguns turista, ou moradores saibam quais os lugares é bem-vinda sua presença, foi criado um site chamado Tattoo Spot, aonde é listado os locais que é proibido a entrada de tatuados de acordo com o nível de restrição! 
Tudo bem que aqui no Brasil há um certo preconceito com tatuagens, mais no Japão consegue ser duas vezes pior! Impedir a entrada de dessas pessoas nos lugares? Parece absurdo! E realmente é... 


Tebori - A arte da Tatuagem esculpida à mão.

"Tebori" Significa; esculpir com as mãos.
Consiste em uma longa haste de bambu ou de marfim, com agulhas de aço dispostas em fileiras isoladas ou amontoadas, que são pressionadas manualmente contra a pele. A tinta utilizada no “Tebori” também costuma ser artesanal, sendo extraída de plantas e pedras moídas misturadas com água.
Por esse motivo, a tatuagem realizada através do “Tebori” conseguia cores e efeitos que não eram alcançados através das técnicas ocidentais. Para aprender esta técnica, os aprendizes necessitavam de muito treinamento e pra isso, tatuavam suas próprias peles até que atingissem a perfeição.



Hoje em dia é muito difícil encontrar alguém que use esse método para fazer tatuagens, e está a cada vez diminuindo o número de pessoas que tem essa experiência, pois é preciso anos e anos para chegar à perfeição. É completamente diferente do modo como usam para tatuar aqui no Brasil como já estamos acostumados (acredito eu que deva doer mais) porém o resultado é duas vezes mais perfeito! Tatuadores no Japão são chamados de Horishi, mas aqueles que dominam a técnica tebori costumam ser chamados de Horimyo.




Os créditos ao sites minilua e Japãoemfoco, por fazerem possível esse post que amei fazer <3 Espero que tenham gostado, fiquem com Deus!

6 comentários:

  1. A arte é linda, mas eu realmente não tenho coragem de cobrir o meu corpo dessa maneira com tatuagem. Mas eu tanho grande vontade de fazer o simbolo da Fairy Tail no meu braço, iria ficar incrível.

    Nossa... Essa técnica esculpida a mão deve doer horrores, bem mais do que a técnica que utilizamos aqui no brasil. Mas se tratando de uma arte milenar, quem domina a técnica são os melhores né?!

    A quanto tempo Taynara, estou voltando a blogosfera depois desse tempo sem poder navegar e ler as postagens de vcs. Estarei esperando mais postagens.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Oiii :)
    Quanto tempo não venho aquii, a universidade ta me sugando mas logo que surgiu a oportunidade voltei /o/
    Eu quero te dar parabéns pelo post :) eu realmente tinha varias dúvidas sobre tatuagens no Japão, e foi bem coincidência vc ter postado isso;
    Eu queria fazer muito uma tatoo, mas eu resolvi não fazer, pois eu curso Relações Internacionais e gostaria tanto de passar um tempo no Japão <3 e ainda tem vários países com preconceito,os países da América são os mais liberais em relação a isso, mas eu realmente espero que esse preconceito diminua, vc acha que vai acontecer? ;/

    Atéé/
    Confere lá o blog^__^ tá com posts novos/ kissus~
    Blog:ShyandBrave

    ResponderExcluir
  3. Amei o post! Não sabia disso serio! E achei muito interessante essa tatuagem, muito linda!

    xoxo, Sarah
    http://ideiasnochuveiroblog.blogspot.com.br/ || Ideias no Chuveiro

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu vi uma postagem sobre tatoo no Japão em foco. Embora eu não tenha nenhuma vontade de me tatoar toda, acho muito lindas algumas dessas tatoos. É realmente uma pena a forma como a tatuagem é vista no Japão (sendo mal vista e tudo mais).

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho sonho em fazer uma tatuagem assim pra ver como é *O*
    tipo, tenho 4, todas feitas no modo tradicional, mas essa feita a mão, fico curiosa quanto a dor, pigmentação e etc!

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Bonito sim e pode ser considerada um arte realmente, a pessoa que faz isso é um artista mais não teria coragem de fazer .-.

    yeah-dreamhigh.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, como vai você? Fico feliz que tenha vindo me visitar, fique a vontade para deixar um comentário! Ficarei muito feliz em lê-lo, e espero vê-los aqui outras vezes (:

Layout desenvolvido pela Hina Prado do blog Aishiteru em Contos