segunda-feira, 16 de março de 2015

Mangá: 1 Litro de Lágrimas

Bom dia queridos! 
Faz um bom tempo que não falo sobre mangás rs Mas há um tempo que queria ler a história da Aya Kito, que ouvi falar muito bem sobre. O mangá de gênero drama nos deixa até meio tristes ao lê-lo e ao decorrer de toda a estória, sentimos o drama de Aya, que passa por várias dificuldades devido sua doença. 

“O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais."
Editora: NewPop
Título: 1 Litro de lágrimas (Ichi Rittoru no Namida)
Gêneros: Drama 
Autor: Kita - Baseado na história de Aya Kito
Volume Único

                                           ❤




Sinopse


No ano de 1962 nascia no Japão a garota Aya Kito. Ela tinha uma vida comum, até que na adolescência descobre que possui uma doença incurável. A Degeneração Espinocerebelar é uma doença que faz a pessoa “quebrar” aos poucos, atrofiando o cérebro e tirando a capacidade de se equilibrar, de andar e, depois de um tempo, até de falar. A doença não possui cura, mas é possível fazer um tratamento para retardar os sintomas da doença. A mãe de Aya sugere que ela escreva um diário para o médico saber como estava o cotidiano dela e ver o quanto a doença afetava a vida da garota. Mas Aya foi além: começou a colocar seus pensamentos, o que a consternava e o que pensava e sonhava para o futuro. Haveria um futuro para ela? 

Minha Opinião

Aya é uma colegial de 15 anos que até certo ponto tinha uma vida normal como todas as outras colegiais. Quando ela começa a se sentir um pouco fraca e começa a levar vários tombos sem saber o porquê, sua mãe resolve levá-la ao médico. É neste momento em que sua mãe descobre que Aya na verdade tem uma doença incurável, que só pode ser controlada através de tratamentos. A Degeneração Espinocerebelar, uma doença que tirará todos os seus movimentos, a capacidade de andar, se movimentar e até falar! Porém sua mente e memórias continuarão intactas. Assim começa o choque para toda a família de Aya, e o choque para a própria garota, que a partir daí sofrerá o drama de estar com seus dias contados talvez.


Sua médica pede que escreva um diário e coloque nele tudo o que ela estiver sentindo. Então Aya encontra-se na companhia de um dos amigos mais compreensíveis, seu diário, que ficará ao seu lado, aonde ela depositará todos os seus sentimentos no papel. Suas frustrações, dificuldades, e acontecimentos do dia-a-dia. Ela poderia deixar a escola e se dedicar somente aos seus tratamentos médicos, mas ela continua querendo estudar, e recebe ajuda de seus amigos, para se locomover, fazer companhia, ou ajudá-la a estudar. Assim Aya vai "sobrevivendo" a cada dia que passa. Graças à seus amigos amigos muito dedicados a ajudá-la, sempre dispostos, presentes e torcendo para que ela fique melhor.


Infelizmente sua doença piora com os dias e Aya não tem mais forças para frequentar a escola, assim tendo que tomar uma decisão muito difícil e dolorosa para si mesma. Mudar para uma escola de deficientes. Como aceitar ser uma deficiente da noite para o dia? Como aceitar ser completamente dependente da ajuda das pessoas? E principalmente como aceitar ter de jogar todo seu futuro que imaginou para o alto? Essas são umas e outras dificuldades que Aya tem de superar para ter vontade de continuar a lutar! Seus amigos fazem 100 tsurus, como boa sorte em sua partida, mas ambos sabemos que seu destino é inevitável... 
Sem dar muitos spoilers; O mangá é bem triste, e a intenção é fazer o leitor chorar mesmo, e quem não derramaria uma lágrima sequer com uma estória dessas? Em todo o mangá acompanhamos as dificuldades de Aya, e vemos ela abrir mão das coisas que ela mais ama, e fazendo as coisas que mais odeia por não ter opção. O real drama da estória, acredito ser a pobre garota tendo que aceitar estar perdendo todos os seus movimentos. Mas a parte que nos faz chorar é ela tentar aceitar as dificuldades, e quando ela perde as forças e começa a chorar, os leitores também choram. 

Sobre a foto ter ficado péssima... rs

1 Litro de lágrimas é bem mais que um mangá! É para qualquer um ler! Fala sobre perseverança, fé, superação, compaixão ao próximo, e superar seus limites. Infelizmente o mangá não conta toda a estória de Aya, por mais que seja um volume único. Então, além de lerem o mangá que é lindo, vejam o Dorama, que é bem mais forte, dramático e bonito.
As vezes nós reclamamos tanto da nossa vida, e não paramos para pensar que talvez tenha alguém com dificuldades bem maiores que as nossas, e estão vivendo, se superando. Isso é que Aya nos mostra, que mesmo nos seus últimos momentos de movimento, nunca deixou de escrever o que podia. Da Editora NewPop que fez um trabalho excelente, que por mais que não tenha me arrancado muitas lágrimas, me deu aquele típico aperto no coração/nó na garganta rs Os traços são simples, e acredito que isso ajude a passar todos os sentimentos que o mangá contém, em outras palavras, vale muito a pena pela simplicidade dos traços e pela linda estória. 

“O fato de eu estar viva é uma coisa tão encantadora e maravilhosa que me faz querer viver mais e mais.”


Quem se interessar sobre a estória, deixarei os downloads do Dorama, e do mangá. Mas infelizmente não o encontrei para ler online... Mas é bem fácil achá-los em livrarias grandes, ou até mesmo na internet (:
Espero que tenham gostado, fiquem com Deus! 

Download do mangá: Aqui ou Aqui

Download do Dorama: Aqui
Assistir Online:  Aqui  (são divididos em capítulos. são 11 no total)





6 comentários:

  1. Olá!
    A história desse mangá me lembra os livros da Jodi Picoult. É volume único, não é? Se eu encontrar por aí, comprarei... Mas prefiro ficar sem assistir o doram por enquanto, pra não chorar muito jksdhgjkfshdk
    Abraços~

    ~ Nankin Dust

    ResponderExcluir
  2. Oiee Taynara!

    Já estou quase chorando ao ver uma arte do manga.
    Novela me fez chorar tanto, é emocionante na parte da família dela, mesmo assim ela passou por uma vida trágica... =/ Já que estou na fase de sentimental, talvez assista de novo para chorar horrores. rs

    Kiss

    ResponderExcluir
  3. Oie.
    Eu não curto muito esse tipo de mangá pelo fato que depois eu vou chorar feito uma retardada, seja com livros e filmes. Eu sempre choro demais.
    A história da Aya parece realmente interessante, mas será que eu conseguiria ler?
    Nunca tinha ouvido falar dessa doença, deve ser realmente terrível.
    sessão proibida †

    ResponderExcluir
  4. Oiiii^___^ Tudo bem?
    Awwnn *---* Eu tenho esse mangá ♥ até falei sobre ele no meu último post sobre leituras ^__^ E como eu sou preguiçosa adoro um volume único xDD
    Esse mangá é lindo meesmo, sou doida por histórias reais, e eu ainda nem assisti o Dorama, obrigada por postar o link ^__^

    Até ♥
    Blog:ShyandBrave

    ResponderExcluir
  5. Ainnnn que legal! Me deu vontade de ler :D Mas eu nunca encontro mangá em nenhum lugar...

    http://creativep4nda.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Assisti ao dorama e pelas coisas que você escreve sobre o mangá, tem algumas poucas diferenças. Eu adoro coisas que me fazem chorar e o título por si só já é um grande spoiler da história hahaha Beijos!

    ResponderExcluir

Olá, como vai você? Fico feliz que tenha vindo me visitar, fique a vontade para deixar um comentário! Ficarei muito feliz em lê-lo, e espero vê-los aqui outras vezes (:

Layout desenvolvido pela Hina Prado do blog Aishiteru em Contos