terça-feira, 3 de março de 2015

Teoria dos Sonhos e seus Significados

Untitled

Muito bom dia! Hoje eu gostaria de mostrar à vocês a teoria dos sonhos segundo Freud, mas prometo que não será chato e cansativo. Gostaria também de mostrar alguns dos mais comuns sonhos que nós temos e os significados que tenho para eles. 
Eu tenho minha teoria em relação a esse assunto, e minhas crenças, mas e vocês? O que pensam à respeito? 

Sonho
Será que querem dizer alguma coisa?
Ou será que só mostram a realização dos nossos desejos mais desesperados para acalmar nosso coração?
Que importa?
Acordei feliz.
- Priscila Barbosa


Acredito, e acho muito interessante todas as teorias à respeito dos sonhos. Porque por incrível que pareça, tudo o que sonhamos tem um grande significado, que talvez esteja além da nossa compreensão.

Os sonhos sempre exerceram fascínio na humanidade desde a antiguidade, inclusive entre os egípcios e, particularmente, entre os judeus do Antigo Testamento.  No livro de Gênesis da biografia do patriarca José vemos também a importância da decifração dos sonhos no contexto bíblico. Em muitas culturas os sonhos eram considerados como uma forma de comunicar-se com o sobrenatural, uma maneira de se prever o futuro das pessoas. Num papiro egípcio datado de 2000 AC discute-se sonhos e suas interpretações. Era crença na Grécia Antiga de que o sonhador estava em contato com os deuses.

Como todos sabem, dormir é uma necessidade básica que nós temos. O que nos faz descansar e ajuda na nossa saúde. Por mais que estejamos deitados dormindo, nosso cérebro nunca para de trabalhar. Em relação aos sonhos, alguma vez você já acordou de manhã e teve a sensação de ter sonhado com algo mas, não se lembra exatamente com o que sonhou? Ou até mesmo pensa não ter sonhado? Engraçado pensarmos isso, porque nós sonhamos mais do que podemos imaginar! Por mais que não viemos a lembrar depois. De acordo com alguns estudos científicos, o ser humano sonha ao menos 2 horas por noite, e segundo Freud, o sonho é feito principalmente de imagens visuais. O que significa que nos nossos sonhos quase não pensamos, e sim passamos por experiências. Os sonhos são imagem, sentimento e sensação, mas afinal de contas o que pode significar a palavra "sonho"?


“os sonhos são uma loucura passageira; a loucura um sonho que dura”

Segundo Freud sonhos são as traduções dos nossos desejos e das realizações deles. Nós dormimos o suficiente para poder sonhar à vontade e satisfazer algum de nossos desejos através de nossos sonhos. Há algumas teorias que dizem que, os sonhos nada mais são que a realização de desejos irrealizados que nós mesmos procuramos realizá-los. Ou seja, se você tem a vontade de se casar, e esse "sonho" está muito longe de ser realizado, provavelmente você pode acabar sonhando uma, ou várias vezes, que está realmente se casando. Isso porque esse é um desejo que você gostaria e procura realizar, e acaba o fazendo as vezes através do sonho, mesmo que indiretamente. 

O mais surpreendente é que nós mesmos que fazemos nossos sonhos! Há aquela história que quando vamos dormir pensando em algo (ou em alguém) provavelmente sonharemos com esta pessoa. Nem sempre vale esta regra, mas geralmente isso acontece bastante, ainda mais se você tiver algum sentimento para com esta pessoa.  Essa ideia poderia mais facilmente ser constatada nos sonhos de crianças pequenas. Nelas é fácil perceber como os sonhos atendem de forma direta a desejos que ficaram insatisfeitos durante o dia. A criança que desejou tomar sorvete e foi impedida, sonhará com sorvetes; a que desejou andar de bicicleta, mas foi impedida, estará fazendo isso em seus sonhos.


Ter sonhos é saber que nosa capacidade de realização não conhece limites. - Rosemery Pereira Araújo


Não sou nenhuma psicóloga ou psicanalista, porém acho muito interessante ficar horas lendo sobre. A minha teoria  sobre esse assunto, é  de que; quando temos dias ruins, consequentemente temos um sonho bom. E assim vice e versa. Porque issoSimplesmente porque nós temos a necessidade de ter ou passar por algo bom no nosso dia, por isso nos dias ruins, temos sonhos bons. 


2 Coisas que influenciam nossos sonhos

Posições para dormir


 Um estudo recente de Hong Kong descobriu que dormir de barriga para baixo aumenta as chances de que você ter um sonho erótico, ou um sonho em que é perseguido. Do ponto de vista biológico faz sentido, uma vez que, nessa posição, os seus órgãos genitais estão em contato com a cama, e é mais difícil de respirar. Um boato sobre a posição de dormir afirma que a melhor maneira de se lembrar dos seus sonhos é ficar na mesma posição que estava quando acordou. Isso é realmente tudo o que é preciso para ser capaz de começar a lembrar-se dos seus sonhos. 

Estado de Espírito

 Não surpreendentemente, o seu estado mental - e não apenas o que acontece com você e ao seu redor - tem um enorme impacto nos seus sonhos. A depressão, por exemplo, pode influenciar as paletas de cores dos seus sonhos. Pesquisas descobriram que sonhar a preto e branco ou em cores são suaves ou em tons de cinza, pode ser um símbolo para a depressão. Os padrões climáticos nos sonhos também estão ligados ao seu quadro mental: a ansiedade traz tornados, que representam "fora de controle", uma mente clara e calma tende a sonhar com dias ensolarados, e a depressão e tristeza pode trazer chuva. Assim, o tempo nos sonhos está muito ligado às suas emoções na vida real.


Todos já tivemos sonhos estranhos que para nós não havia sentido algum. Mas há pessoas que acreditam que os sonhos podem também trazer uma mensagem, ou  é uma forma de se relacionar com o mundo espiritual. Como assim? Há pessoas que acreditam que Deus possa falar através dos sonhos de uma pessoa, e realmente, isso não é impossível, então tudo depende da sua fé para com isso. Eu particularmente acredito que os sonhos sempre tem algo para nos mostrar de um modo mais sutil. 


Sonhos mais comuns que temos, e seus Significados



Ter a sensação de estar caindo
significa que você pode estar enfrentando problemas profissionais ou na escola.


Sonhar com morte
diz a sabedoria de vó que se você sonha que alguém da família morreu, é sinal de que esse parente está com mais saúde do que nunca! Em partes, é verdade. Mas sonhar com morte, tanto a sua quanto a de outras pessoas, vai mais além: simboliza um desejo íntimo de terminar algo na vida, como o namoro, por exemplo. Esse sonho significa um recomeço.


Sonhar com aranhas
dentre os aracnídeos, talvez a aranha seja o mais presente em nossos sonhos. Ou melhor, pesadelos. Apesar de ser aflitivo, sonhar com esse bichinho é bom e demonstra que você vai passar por momentos de muitas alegrias, com uma super disposição para encará-los. Sem contar que se você estiver enfrentando problemas, eles podem ser solucionados em breve.


Sonhar com gente morta
esse sonho é um sinal de aviso para que você evite brigas frequentes com aqueles que ainda estão vivos, seja pai, mãe, irmão, cunhado, namorado... É como se fosse um aviso para você perceber que tudo passa; e dar valor às coisas e às pessoas.


Enfrentar situações angustiantes
ficar preso em lugares fechados e pequenos; e acordar sentindo falta de ar. Está aí um sonho que é aflitivo. Apesar do incômodo, o significa não é tão ruim: você vai realizar novos projetos e viver momentos de pura satisfação.


Estar sendo perseguido
quer sensação mais incômoda que essa? Sonhar com perseguição ou fuga significa que você deve ter cautela nos próximos dias, pois algo inesperado pode acontecer.


Sonhar com carro
se ele aparecer rapidamente pelo sonho ou estiver inteiro, ou seja, você estiver guiando ele sem problemas, é sinal de que você está com vontade de viajar; tem um espírito aventureiro. Agora, se você estiver dirigindo um veículo desgovernado, o significado muda. Nesse caso, pode ser que o seu inconsciente esteja te avisando que o rumo que a sua vida está tomando não te agrada tanto assim. 




Espero que tenham gostado! E me digam nos comentários quais os sonhos mais frequentes que vocês tem (: Os sites que usei como pesquisa são:  aqui e  aqui isso se quiserem visitá-los. Fiquem com Deus e até a próxima!  

16 comentários:

  1. Oi c:
    Adorei a postagem, eu sempre quis saber um pouco do significado dos meus sonhos e outras coisas.Eu já joguei um jogo muito legal, onde a gente seleciona as coisas que sonhou recentemente e ele junta tudo e da a resposta, mas acho que nem existe mais ç.ç
    Eu não sabia que a posição de dormir mudava alguma coisa,o ruim é que eu não consigo dormir de maneira igual todos os dias hsuhasa.Eu durmo muito de lado ou de bruços, com a barriga para baixo, e já sonhei com aquelas coisas HUHAUHUHSUHDUH.
    Caraca amei a postagem, achei legal e-e
    Eu nunca sonhei com nada dessas coisas que todo mundo sonha, sério, acho que sou especial e-e
    Beijos!
    ||Crazy Cake ||

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkk muito chato quando não lembramos do que sonhamos. Fico feliz que tenha gostado rs
      beijos ~

      Excluir
  2. Muito legal isso sobre sonhos, não sei se acredito 100% nessas coisas, mas nós seres humanos estamos sempre buscando uma explicação pra tudo, não é. Esses tempos não acordo lembrando das coisas que sonhei, vou testar isso de acordar e ficar na mesma posição. kk

    Bjinhos
    Jeh

    ~Uma Geek Descolada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho super interessante isso dos sonhos, as teorias e etc.. Tem gente que não acredita muito, mas somos curiosos para saber os significados kkkkkk por mais que não acreditemos xD

      Excluir
  3. já sonhei muitas vezes que estava caindo, acordei no susto T_T
    http://oidezesseis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Odeio quando isso acontece kkkk mais é bem engraçado depois

      Excluir
  4. Oi Taynara!
    Quanto tempo!
    Sim, acredito muito que os sonhos tem seus significados! Muitas vezes eu sonhava os lugares que futuramente iria visitar. Isso era uma coisa muito fantástico e misterioso, porém queria tentar descobrir como que o nosso cérebro consegue captar os acontecimentos futuros...
    E dependendo da posição, o tipo de sonho pode mudar. Como por exemplo, no meu caso para sonhar, tenho que colocar minhas mãos em cima da barriga, assim quase 100% de possibilidade de ter algum sonho. Uma vez acordei com pesadelo e percebi que estava segurando o braço com a minha própria mão.
    Uma época eu sonhava direto com perseguição e acontecia cada coisa inesperada no dia seguinte, ou talvez no mesmo dia.

    Engraçado que hoje em dia não sonho quanto antigamente.

    Adoro esse tipo de postagem! Já ganhei meu dia com suas análise de outra visão.

    Kiss!

    ResponderExcluir
  5. Yooo belezura!? \o/
    ADOREI O POST *U*, principalmente pelo significado de alguns sonhos.....Bem, os meus sonhos são muito vida loka, acho difícil que eles tenham um significado (tipo: essa noite sonhei que meus pais eram ex-militares de um império, porém minha tia apareceu com uma penca de coisas para convence-los a voltarem a trabalhar para esse mesmo império '-'), enfim acho que eu ando vendo muito anime e sonhando esses paranauês vida loka e.e''''
    Num, sabia que dormir em uma determinada posição poderia influenciar o sonho....Eu vivo sonhando com perseguições, mas o que eu menos faço é dormir de barriga para baixo (me sinto desconfortável assim, do mesmo jeito que dormir de barriga para cima).
    Só sonhei uma única vez com gente morta, porém já sonhei uma penca de vezes que eu ou alguém próximo morria Ç.Ç
    Meu carro nunca anda direitinho, é sempre desgovernado Ç.Ç
    Enfim, adorei o post \o/
    Kiss

    ResponderExcluir
  6. Que bacana! Eu gosto muito de ler sobre sonhos porque tenho muuuitos e dos mais variados assuntos possíveis! Até fiz uma postagem no meu blog pessoal sobre sonhar com ídolos :D

    Legal isso sobre as posições de dormir! Quando eu acordo tento não me mover muito e mentalizar tudo o que lembro sobre o que acabei de sonhar. As vezes até faço anotações.

    Uau! Já sonhei muitas vezes com morte, inclusive com a minha!!! Já me vi morrendo várias vezes, espero mesmo que signifique boa saúde, hehehe. E o que mais tenho sonhado nos últimos tempos é com casamento, namoro e coisas do tipo <3

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o post! Sonho muito com a sensação de estar caindo kkk
    e também já sonhei com aquelas coisas e.e

    http://my-colorful-universe.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nossa, achei super interessante. Já tinha lido essa teoria de Freud, mas acredito só 50% nela hahaha porque muita coisa que sonho é coisa que eu não quero que aconteça NUNCA! Mas tb muita coisa é que eu quero demais. Eu sempre sonho que estou caindo e só me lembro de ter sonhado em preto e branco uma vez. Curioso!

    gabigoulart.com

    ResponderExcluir
  9. Confesso que não acredito muito nessas coisas de significados de sonhos mas achei a postagem super interessante. Xoxo' <3
    Não sou uma It | Fanpage

    ResponderExcluir
  10. Oi, Taynara! Eu adoro saber os significados dos sonhos que tenho! Sempre quando me lembro do sonho que tive vou lá pesquisar o significado... O curioso é que muitas coisas ruins que sonhamos às vezes significam coisas boas! Sonho muito que estou caindo e com cobras! rs Adorei o post! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Muito legal esse post.. Eu sempre sonho que estou caindo, daí acordo no pulo sabe? Com aquela sensação de susto.. Não estava seguindo ainda o seu blog, agora já estou.. Adorei :)

    Beijos
    amorices.com

    ResponderExcluir
  12. Olá, Taynara!
    Quero dizer que eu adoro essas coisas pendendo para o lado místico e espiritual. Sonhos é uma "façanha", se é que posso chamar assim. Cientistas acreditam que são apenas imagens que guardamos durante a vida, outros acreditam que são mensagens que realmente há um significado.
    Eu prefiro não tomar partido, mas acho muito interessante saber sobre isso em todos os sentidos. E sim, confesso, quando tenho algum sonho e lembro-me na manhã seguinte corro na internet para saber se há um significado, mesmo sabendo que é besteira hahaha Isso é tipo signos, eu não acredito mas sempre estou procurando para conferir.
    Beijão e obrigada pela visita e o comentário super amoroso que deixou no blog!

    www.blogsoudelua.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Esse não é o post mais recente do seu blog, mas com certeza é o que mais me chamou a atenção...

    Eu não acredito muito nos significados dos sonhos, mas eu acredito que de certa forma o sonho da gente possa tentar transmitir uma espécie de mensagem para o sub-consciente da gente, e acredito também que ás vezes eles apenas demostram um pouco de como a gente anda se sentindo...

    Mas enfim, tenho minhas próprias teorias sobre os sonhos, mas acho que elas não sejam muito convincentes para as outras pessoas...

    Sua postagem foi muito interessante viu?!

    quase-otome.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá, como vai você? Fico feliz que tenha vindo me visitar, fique a vontade para deixar um comentário! Ficarei muito feliz em lê-lo, e espero vê-los aqui outras vezes (:

Layout desenvolvido pela Hina Prado do blog Aishiteru em Contos