segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Resenha: A Playlist de Hayden - Michelle Falkoff

Título: A playlist de Hayden
Autor: Michelle Falkoff
Editora: Novo Conceito
Nro de páginas: 285
Classificação: 


Sinopse

A Playlist de Hayden - Depois da morte de seu amigo, Sam parece um fantasma vagando pelos corredores da escola, o que não é muito diferente de antes. Ele sabe que tem que aceitar o que Hayden fez, mas se culpa pelo que aconteceu e não consegue mudar o que sente
Enquanto ouve música por música da lista deixada por Hayden, Sam tenta descobrir o que exatamente aconteceu naquela noite. E, quanto mais ele ouve e reflete sobre o passado, mais segredos descobre sobre seu amigo e sobre a vida que ele levava. A PLAYLIST DE HAYDEN é uma história inquietante sobre perda, raiva, superação e bullying. Acima de tudo, sobre encontrar esperança quando essa parte parece ser a mais difícil.


                                                                     ♥

Após ler alguns livros resolvi resenhar este, já que, até então tinha dado oportunidade apenas aos mangás. A playlist de Hayden, era exatamente o que eu estava procurando no momento, e nos gêneros que eu mais amo. Suspense/mistério e com um leve toque dramático. O próprio título me chamou muito a atenção, e após ler a sinopse só me restou uma pergunta que me deu o pontapé inicial para inicar a leitura: "Qual o mistério dessa playlist?".

"Houve uma festa. Houve uma briga. Na manhã seguinte, o melhor amigo de Sam, Hayden, estava morto. Tudo o que ele deixou para Sam foi uma playlist - e um bilhete."

Hayden é um garoto bem calmo, viciado em jogos RPG, músicas, e tem alguns problemas com sua família rica que não dão a mínima importância para ele, o maltratando por não ser aquilo que esperavam que fosse. E como se não bastasse sua dislexia, seu irmão mais velho Ryan, e seus dois amigos integrantes da trifeta do bullying (um grupo de garotos babacas que adoravam implicar com o pobre garoto) vivem fazendo de sua vida um inferno! Ao contrário de Hayden, Sam, apesar de igualmente viciado em jogos e músicas, vive uma vida mais calma ao lado de irmã, e sua mãe que está sempre ausente por conta do trabalho, mais que se importa com ele apesar de tudo. 

O livro começa nos contando a história à partir do momento em que Sam encontra seu melhor amigo Hayden morto em seu quarto com uma garrafa de bebida ao lado da cama e alguns remédios. Surpreso ao ver seu melhor amigo jogado em uma cama sem dar o menor sinal de vida, ele reza para que isso seja apenas mais um pesadelo. Mas Sam infelizmente tem de aceitar que perdeu seu melhor amigo para sempre, que decidiu cometer suicídio, deixando para trás apenas uma playlist, um bilhete e muitas dúvidas. 
Em um primeiro momento, tudo oque sabemos é que Hayden cometeu suicídio, mas o que nos perguntamos desesperadamente em todo o decorrer do livro, são quais os motivos que o levaram tirar sua própria vida. E é então que começamos uma busca misteriosa por respostas, e vamos solucionando e montando esse quebra-cabeça junto com Sam, que ao meu ver não é um amigo tão bom assim.


"Aquimago_Ged: Muitas pessoas querem ser invisíveis. Talvez elas até pensem que podem fingir que são. Mas sempre alguém as vê."

Sam começa a se perguntar porquê seu melhor amigo decidiu escolher aquelas músicas da playlist para que ele escutasse. Seu bilhete dizia: "Ouça, você vai entender." O que queria dizer com aquelas músicas? Ele mergulha a procura de respostas ao mesmo tempo que tenta lidar com o fato do seu melhor amigo estar morto, e que provavelmente o culpado poderia ser ele. Afinal, se seu melhor amigo morresse, vocês não sentiriam-se culpados por isso? Talvez por não ter tido a oportunidade de impedir, ou não ter percebido quando algo lhe fez mal. Sam é apenas um garoto, e ter que lidar com toda essa loucura que sua vida estava se tornando, junto com a culpa, a dúvida, a tristeza, e o remorso, só estava o fazendo mal.

Já nos primeiros capítulos do livro, as primeiras dúvidas começam a aparecer. Um jogo chamado Mage Warfare, em que os dois eram completamente viciados, alguém com o mesmo usuário de Hayden, o Arquimago_Ged, começa a se comunicar com Sam, dizendo que pode ajudá-lo. Pode ser alguma pessoa tentando fazer uma brincadeira de mal gosto, ou aquilo era Hayden? Ou simplesmente sua cabeça criando alucinações? O que sabemos é que independente do que seja, esse Arquimago_Ged parece saber de algo, e a cada integrante da trifeta do bullying que fizeram mal a Hayden vão lhe acontecendo coisas ruins, uma mensagem lhe é enviada. "Um já foi, só faltam dois."

"Meu coração batia acelerado, e, quando olhei para baixo, percebi que minhas mãos tremiam. Por fim, fechei o laptop com toda a força. A música terminou de forma tão abrupta quanto começou; o silêncio parecia quase ruidoso. Ruidoso o suficiente para me manter acordado, mas eu realmente tinha de dormir. Mas, ao me virar para o outro lado, alguém estava sentado na minha cama. Abri a boca para gritar, mas nada saiu de lá de dentro."

Apesar do título ser "A playlist de Hayden", ao meu ver achei ela um tanto dispensável, afinal, ela não foi necessária para solucionar o mistério do livro. Elas mostravam alguns dos sentimentos do personagem através de suas letras, e muitas das músicas eu já conhecia e posso garantir que são muito boas. 
Ao decorrer do livro, na procura de respostas, Sam faz vários amigos e acaba se apaixonando. Mas deixando esse ponto um pouco de lado, para não estragar o suspense e o mistério, tive a impressão que Sam, apesar de muito triste com a perda do amigo, estava levando uma vida melhor do que a que tinha ao lado de Hayden. Fazendo novos amigos, se apaixonando, saindo para festas. Também, pouco importa. Isso já era esperado, desconfio que era isso que Sam desejava dês do início. Afinal, como se chama o amigo que não é capaz de perceber quando o outro está mal, ou de protegê-lo com tudo oque tem? Isso mesmo, não se chama "amigo". É como se Hayden o prendera por todo esse tempo, sem ao menos perceber.

Gostei muito dos mistérios do livro, a cada página vai ficando mais intenso e a vontade de finalmente encontrar uma resposta é enorme! Também é incrível como as coisas vão se desenrolando maravilhosamente bem, e você vai entendendo como num passe de mágica, como tudo levou ao suicídio de Hayden, e por fim você soluciona esse mistério antes mesmo dele terminar. Além das características geek do livro, citando jogos RPG, músicas, histórias em quadrinhos e etc, o livro aborda um tema muito sério, que é o bullying! E nos mostra como isso pode ser extremamente sério e triste, e que uma simples palavra pode destruir a vida de alguém, ou contribuir para isso. 

                                                                ♥
A playlist de Hayden é um ótimo livro repleto de mistérios com um grande drama por trás e uma mensagem muito importante. Vale realmente a pena dedicar algum tempinho para lê-lo, e devo confessar que em alguns momentos fiquei realmente tensa! Hahaha
Espero que tenham gostado;
Um beijo!
















14 comentários:

  1. Olá ~
    Este livro me parece bem legal, gosto de leituras assim, mas não sei ao certo pronunciar Hayden KKKKK' ~
    Esse livro me lembra os 13 porquês, onde a garota se suicida e faz 7 fitas.
    Irei ler este livro, parece perfeito aos meus olhos. ♡
    kissu ♥
    ♡ Buquê de Flores ♡

    ResponderExcluir
  2. Eu já ouvi muito falar sobre esse livro, então, ele acabou entrando na minha lista literária. Apesar de ser um tema bem forte, acho que é um livro bem impactante que poder ajudar muitas pessoas que tem alguém que pensar em cometer suicídio, a ajudar essa pessoa. Fiquei muito curiosa para desvendar o mistério do livro! Já quero ler. Ótima resenha!
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre ouço falarem tão bem desse livro, já faz um tempinho que quero ler e fico enrolando, rs.
    Adoro livros com essa vibe de mistério.
    Beijos
    Infinita Feminice

    ResponderExcluir
  4. Amei a resenha! ♥

    Beijos
    http://vestibulandaguerreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oiii!
    Já li esse livro e gostei muito da história! Só achei que tem uma momento da história que enrola muito, mas a história tem uma mensagem super importante! Bjs

    m-eusvicios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha ouvido falar desse livro , mas achei a premissa bem interessante. Amo livros com essa temática.
    Amei tua resenha<3
    blog: estacaonoventae7.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Sua resenha ficou muito bem-feita. Pelo visto esse livro é mais um que vai pra minha lista de desejos.
    Adorei, suspense com um toque de romance, vou aderir :)
    ~Beijos amei o blog, muito lindo o design ♥
    Dreaming Away | dreamingawa-y.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bom?
    Não sou muito de leitura, mas pela falta de acesso a livros e tempo. Este me pareceu muito interessante, gosto de livros que tenha um mistério para me prender.
    Beijos, bom fim de semana!
    www.vireiprincesa.com

    ResponderExcluir
  9. Gente, quero muito ler esse livro! Espero conseguir em breve~ Adorei sua resenha. Você foi a primeira que vi dizer que Sam não era tão bom amigo assim, então vou prestar mais atenção nisso quando ler, mas acho que você foi um pouco dura com ele iusdhsuidhsuf tem gente que realmente não demonstra quando tá mal. É comum alguém se matar e a maioria que convivia com ele dizer que não teve sinais (ou que não entendeu)
    ENFIM. Vou tentar arranjar esse livro ainda em abril e ler MUAHUHUAHUA (chegou a doida kk)
    Abraços~

    Nankin Dust | Fanpage do blog

    ResponderExcluir
  10. Já ovu falar muito bem desse livro. Quero muito ler.
    Adorei sua resenha.

    Voltei a blogar hoje, me desculpe pelo sumiço ~ quase colorida ☆

    ResponderExcluir
  11. Olá <3
    Nossa, quantos livros bacanas que já estão na minha wish mas só ficam por lá mesmo por causa da falta de dinheiro hahaha. Mas esse também vai e logo eu vejo se compro haha <3
    Você resenha MUITO bem <3

    Beijos, www.valentinices.com

    ResponderExcluir
  12. Eu sempre vejo posts sobre livros que ainda não conheço e fico com tanta vontade de ler também rs

    Http://blogrobsonvascovith.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem? :)

    Um livro que tenho vontade de ler desde a primeira vez que li a sinopse, é com certeza esse! Principalmente pelo fato de ter me lembrado do meu livro favorito no mundo: Os Treze Porquês.
    A temática forte, e o questionamento em relação aos motivos do suicídio são iguais aos da história de Hannah em Os 13 Porquês e, uma história intensa como essa e escrita de forma delicada, com certeza é uma receita incrível!
    Sua resenha me fez crer que esse livro tem mesmo tudo pra me agradar e o modo como falou dele só me deixou mais curiosa <3

    Beijos
    Letras Eternas

    ResponderExcluir
  14. Já tem um bom tempinho que esse livro está na minha listinha literária! Acho a história dele completamente fascinante e bem misteriosa, adoro isso! Gostei muito da sua resenha <3
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir

Olá, como vai você? Fico feliz que tenha vindo me visitar, fique a vontade para deixar um comentário! Ficarei muito feliz em lê-lo, e espero vê-los aqui outras vezes (:

Layout desenvolvido pela Hina Prado do blog Aishiteru em Contos