quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Timidez: Como lidar com ela?



Boa noite, meus queridos! Já começo o post pedindo desculpas à ausência. É sempre a mesma coisa, mas tive meus motivos. Estou super ocupada, e só estou em casa a noite. Como alguns de vocês voltam para as aulas hoje, semana que vem, ou já voltaram às aulas, além de desejar a vocês um bom começo de ano escolar,  gostaria de falar o modo como encaro a questão da timidez. Sei que para alguns, se relacionar com pessoas novas é sempre muito assustador e complicado, e parte disso é culpa da timidez. E por isso quero falar um pouco à respeito de como encaro e lido com esse ponto.


Sempre fui uma pessoa muito tímida, ainda mais quando se tratava de homens. Nunca soube o que falar, nem como falar. Essa história de "puxar assunto" não é comigo! Por ser tímida, eu tive uma dificuldade ENORME (e ainda tenho) de fazer novas amizades. Não era apenas a timidez, mas também o medo de encarar alguém que não conheço, e o medo de como esta pessoa iria reagir. Sempre pensava nas piores formas de como alguém reagiria ao falar comigo, nas piores respostas. Nunca pensava que algo bom poderia acontecer.

As características principais de uma pessoa tímida são; ansiedade, confusão, observar tudo e todos ao redor, insegurança entre outras características. E o que causa a timidez, muitas vezes são problemas familiares, como; divórcio, violência na família, pais super protetores que não abrem espaço para os filhos se relacionarem com outras pessoas, bullying, ou apenas é uma característica própria da pessoa que nasce junto com ela.

Mas entendendo um pouco mais sobre esse mal que persegue muitas pessoas, acredito que a timidez esteja fortemente ligada ao medo. No medo irracional de ser humilhado, ignorado, excluído e julgado. Como mencionei antes, o que nos impede de fazer novas amizades, conhecer novas pessoas, é justamente esse medo de até inconsientemente temos, da reação das pessoas, do que elas irão pensar e se irão nos aceitar. Concluindo, a timidez é também um medo que nós temos (e também uma característica) que muita das vezes nos impede de progredir, ter sucesso na vida e nos esforçar, deixando as melhores fases da vida passarem batido por um medo bobo. (como fazer novos amigos e se divertir ao máximo na escola)



Sejamos sinceros, quem não teve, ou tem medo de apresentar trabalhos escolares na frente de toda a sala? Por mais que você saiba tudo oque precisar falar, somente pelo fato de ter várias pessoas te olhando, automaticamente você esquece tudo! Como se nunca tivesse estudado. 

Ou ao observar um alguém que está sempre sorrindo e lhe parece bem interessante. Um alguém que pelas atitudes que você observa, te dá vontade de conhecer melhor, e aí a droga da timidez te impede, por medo de como esta pessoa iria olhar para você, ou se iria ignorá-lo. 

Aposto que muitas amizades e momentos da vida já foram deixados passar batido por este "medo" que nos assombra. Mas quero dizer para vocês uma coisa; 


Sempre fui muito tímida e por este motivo sempre tive poucos amigos. Graças à timidez me tornei uma pessoa muito observadora. Não conversava com ninguém, não falava nada, apenas observava, e as vezes percebia coisas que outras pessoas não notavam. Não respondia chamada na escola, justamente para ninguém ouvir minha voz. Não apresentava trabalhos, apenas os escritos e não saía para os intervalos na escola, simplesmente porque não queria me misturar com ninguém. Isso porque eu era chata? Não, eu era medrosa. E me arrependo muito por isso. Quando entrei no 2° ano do ensino médio passei todo o ano letivo calada, e por incrível que pareça algumas pessoas que estudavam comigo não sabiam nem meu nome! Haha  Aquela história, se não falar comigo, não falo com você! 
Queridos, a timidez é um mal que vem de dentro de nós que precisa ser superado. É difícil, mais não é impossível! É aceitável que você tenha medo das pessoas, mais ficar sozinho não é a melhor opção. Pare de perder tempo se privando das pessoas, do mesmo modo como há pessoas ruins, há pessoas boas que podem lhes dar o prazer da amizade! O ano escolar deve ser passado com seriedade, mais com diversão, e é nos tempos de escola que fazemos os melhores amigos, passamos os melhores momentos, e fazemos as mais loucas zoeiras! E um dia você vai se lembrar desse tempo de escola e vai sentir falta, e se você deixar que ele se passe por este medo, vai se arrepender de não ter tentado mais... 

Eu não estudo mais. Completei meu ensino médio. E hoje quando paro para lembrar do meus anos escolares eu lembro de cada um deles com um sorriso do rosto e tenho várias histórias engraçadas e gostosas para contar. Valeu a pena cada zoeira, brincadeira, amizade e aprendizado. Por incrível que pareça, eu queria voltar à traz e por mais que eu me orgulhe do tempo bom que passei, eu sinto que devia ter feito mais, porque hoje teria mais história para poder contar.
Portanto meus queridos, não percam tempo! Há pessoas querendo conhecer esse alguém especial dentro de você, e quem ignorar, que se exploda! Não agradamos a todos, mais ao que agradamos é sempre como uma vitória dada. ♥ 

Lidando com a Timidez - "E se eu for ignorado?"

♥ Não personalize. Ou seja, não coloque minhocas na cabeça! Talvez o porquê sua tentativa de se enturmar ou fazer amizade deu errado, é somente porque não era o momento nem a hora certa para tentar fazer tal coisa. Muito provavelmente não tenha sido sua culpa e o importante é não se culpar por isso. 

♥ Ignore, siga em frente. Tenha em mente que você não precisa mendigar atenção, e que sempre há alguém que mereça a sua.  


♥ Interaja com as pessoas, seja confiante. 



♥ Ofereça as pessoas o melhor que você pode ser! Ofereça simpatia, distribua amor, e doe sorrisos. Esta é a mais valiosa dica que tenho à dar. 

Espero que tenha ajudado vocês, obrigada pela compreensão e por não terem me deixado nesse meu período de ausência. ♥ à todos vocês boas aulas, e façam deste ano escolar o melhor de todos! Um beijo, e fiquem com Deus! <3

22 comentários:

  1. Timidez é algo que eu enfrento a muito tempo, mas que agora felizmente tem melhorado. Antes eu era tímida a ponto de me esconder das pessoas e etc, hoje eu só fico mais calada. Porém quando conheço a pessoa vou me abrindo com ela, mesmo que de forma lenta.
    Acho que o segredo é não ter medo de tentar, você não vai morrer em falar um oi ou sorrir para alguém que sorria pra você.

    letsgojess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gente, sabe porque as vezes eu não falo? Porque não tenho confiança com ninguem na minha escola, na maioria todo mundo lá é falso, fala mal pelas costas, até das amigas, é interesseira. Não da pra mudar isso de uma hora para a outra. Estou seguindo seu blog, se puder retribua ^^
    Kissus da Isa
    By || Doce bunny ||

    ResponderExcluir
  3. Já fui muito tímida, porém melhorei à ponto de conseguir conversar com as pessoas ^^
    Mas ainda tenho uma certa dificuldade de "puxar assunto", mas enfim, acho q um dia ela passa rsrsrsrsrsrs
    Amei o post ^^

    Kissus | http://imaginandomais.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Eu já fui muito, muito mais tímida do que sou hoje, mas foi e ainda é dificil tentar se mais social. Eu consigo me aproximar das pessoas, mas não consigo manter e aprofundar a relação com elas, entende? É uma outra angústia que tenho.

    Beijos~~
    Fragmentada ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo. Como eu já havia dito, eu acredito que a timidez esteja ligada ao medo. Talvez essa sua "angústia", não seja medo de se apegar e depois sofrer por algum motivo?
      Pode ser. Se for esse o caso, o que tenho a te dizer é que quem entra na nossa vida para somar não vai embora. Não deixa saudade, não deixa tristeza, apenas fica conosco para todo sempre. *-*
      Espero que tenha conseguido ajudar, se precisar de mim estarei aqui \o
      beijos ~

      Excluir
  5. Ser tímido é um problema sério.. Eu sempre fui tímida, mas ai eu comecei a fazer teatro, ai eu pensei "putz, agora fodeu" mas ai eu descobri que era uma bobagem minha, ficar se isolando ou ficando quieta quando queria conversar... E hoje, finalmente estou bem <3
    Paradise ♥ Bunnies ll Se increve no meu canal? ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal! Teatro ajuda muito nisso (: fico feliz que tenha conseguido deixar de lado essa timidez. Parabéns pela coragem, porque eu mesma sei como é difícil deixar de ser tímida kkkk as vezes eu ainda sou, mais tento ignorar isso quando estou com meus amigos :)

      Excluir
  6. Primeiro, que macumba tu usas? Não consegui desgrudar o olho da postagem. Normalmente dou uma lida bem rápida em postagens grandes, mas essa me cativou, li e até reli algumas partes.
    Timidez é foda. Tinha esse problema quando entrei na escola e graças a Deus minha mãe me mandou pra um psicologo. Foi a melhor coisa que aconteceu comigo. Comecei a me soltar e hoje sou, como diz minha mãe, "saidinha demais", HUEHUE mas muitos amigos meus só são amigos meus porque precisam de um empurrãozinho, alguém que puxe assunto e tudo mais. Muita gente diz que é tímido pra ficar kawaii tipo WAT Ó~O bom, o mundo é assim, tem gente normal e gente que abusa da droga.
    inicio do ano e muita gente aborda isso, mas achei sua abordagem genial, de verdade.
    Boa sorte pro pessoal tímido e lembrem-se: vocês são incríveis.






    it was a old plasure

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk obrigada! *-*
      Fico feliz que tenha superado essa sua timidez. É mesmo muito ruim, ela nos impede de fazer tantas coisas...
      Tem certas pessoas que nos deixam um pouco mais inseguras de "puxar conversa" mais é tudo questão de ter coragem e acreditar que vai dar tudo certo! :D
      Muito obrigada, fico feliz que gostou do post ^^ para os tímidos: Coragem! Vocês conseguem! \o

      Beijos ~

      Excluir
  7. Não gosto muito de ser social, mas não é muito por timidez é por não gostar de conversar muito com as pessoas mesmo @.@ Mas é um grande problema ser assim pra muita gente, né?

    beijos ♡ { Lugar Nenhum }

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, eu acho sinceramente que você poderia tentar conversar sobre algo que você goste. Porque talvez é só questão do assunto certo que te chame a atenção e você goste. Se você se sente bem assim, não acho que seja um problema. (: afinal de contas, não importa o que vão pensar rs
      beijos ~

      Excluir
  8. Nossa adorei as dicas. Bom eu me considero um pouco tímida. Tenho mais facilidade em fazer amizades com meninos e não com meninas. Mas eu converso com as pessoas mas tenho dificuldade em puxar assunto. Muito bom o post! Adorei esse blog, por isso até te marquei em uma tag :)
    http://winxsempree.blogspot.com.br/2015/02/tagthe-liebster-award.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu entendo. Agora eu tenho mais facilidade para fazer amizade com meninos. Geralmente eles sao mais "de boa". São tão divertidos que você acaba deixando a timidez de lado kkkkk
      Obrigado! Fico feliz que tenha gostado (:

      Excluir
  9. Anão, amei o post e o assunto relatado, sério.
    enfim, mano.. Eu era uma pessoa muito,muito tímida e você podia perceber que eu era muito ansiosa( até hoje sou, demais da conta) mas, no caso eu sofria bullying na escola e, ahhh
    mas quando mudei de escola tudo mudou wqjdie agora cresci, não sou tímida FALO TUDO MERMO, tudo que eu não falei antes falo tudo agora. e as pessoas que antes estavam me zoando hoje estão chorosas de rodoviária pra falar comigo.
    enfim, eu sou tímida com quem eu gosto,gosto de verdade. Tipo meu namorado,até hoje tenho uma timidez com ele swkjd
    como você mesma disse IGNOOOOOOOOOOOOOORE! É O MELHOR REMÉDIO, pode ser difícil claro
    mas ah,cê é linda divosa xerosa pra que se preocupar com isso?d iwkeriw mais uma vez, amei sua postagem Tay.

    http://euamotutoriais.blogspot.com.br/ ( pode te chamar assim? ç.ç )

    ResponderExcluir
  10. Eu também tinha muito problema com a timidez, inclusive lembro do meu primeiro dia de aula em que a professora pediu que todos os alunos fosse até a frente do quadro onde tinham deixado nossas sacolas com materiais e pegarmos os lápis de cor, todos foram menos eu que parecia que tinha grudado o bumbum na cadeira e não tinha jeito de levantar, mas com o tempo eu consegui me enturmar e deixei a timidez de lado isso me ajudou bastante até nos estudos. Adorei suas dicas <3

    xoxo || Larý Space

    ResponderExcluir
  11. Nossa essa postagem é perfeita *-*
    Eu sempre fui muito tímida, e sou um pouco ainda, mas esse ano esta mudando <3
    Eu fiz várias amigas novas porque eu deixei de lado o medo e a insegurança, e agora eu falo muito, ainda sou tímida mas espero que isso mude muito rápido xD
    Gostei bastante da postagem, beijos!
    ||Crazy Cake ||

    ResponderExcluir
  12. SEMPRE fui muuuuuito tímida. Quando conversava com algumas pessoas (depois de criar coragem) elas diziam que me achavam esnobe antes de conhecer, por que eu era calada, haha.

    Aí chegou o Ensino Médio. Tudo mudou. Escola nova, pessoas novas. Deus, perdi a vergonha. Claro, ainda gosto de falar pouco (na verdade tenho preguiça de falar, não entendo o povo que passa a aula conversando e não se cansa). Hoje, adoro apresentar trabalhos, gosto de falar (nos momentos certos) e puxo mais assunto com as pessoas (parte mais difícil).

    Acho que eu só era tímida porque quando era criança minha mãe brincava de "ficar quieta" comigo. A gente acabava dormindo com essa brincadeira, hahaha.

    Sem dúvidas, ser observadora é uma 'qualidade' dos tímidos, é um lado positivo não? Como você falou, ignorar (e tudo mais) ajuda SIM, na superação da timidez.

    Beijos,
    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
  13. Heey!
    Eu entendo muito bem essa coisa de ser tímida, eu sempre fui, foi algo que nasceu comigo. Quando eu comecei a dançar, perdi muito da minha timidez e consegui formar novas amizades, porém quando eu parei e entrei em uma escola nova foi um pouco complicado. Mas mesmo assim, fiz algumas amizades.
    Estou me esforçando muito esse ano para perder minha timidez por completo e conseguir socializar mais, só que, sei lá, eu sou uma bosta para puxar assunto, quando eu não conheço nada da pessoa isso se torna ainda pior! Eu me sinto meio mal quando dizem que sou tímida, quando na verdade estou tentando não ser ;-;
    Eu tenho amigos o suficiente, mas poderia ter mais e me divertir mais se deixasse esse medo bobo de lado, mas é algo que você perde aos poucos, não adianta também ficar forçando a barra. A gente tem é que tentar! Adorei o seu post, até mais ;3

    Zona Neutra

    ResponderExcluir
  14. Timida ? Leia-se "Eu".
    Nossa, esse seu post ficou perfeito, acho que vou imprimir e colar na testa, pode? HAHA

    xoxo
    Nesu, do UCSE ~ Um Céu sem Estrelas
    http://umceusemestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Sou aquelas tímidas que no inicio não fala quase nada mas depois que pega intimidade as pessoas mandam calar a boca, sabe?! Não consigo ser social logo de cara. Isso com os adultos e meninos. Então acho que sou insegura e não timida.. Xoxo' <3
    Não sou uma It | Fanpage

    ResponderExcluir
  16. Sempre fui muito tímida, mas por sorte sempre caía em uma turma aonde já tinha gente que conheço. Sempre tive um ou dois amigos e ano passado as coisas mudaram um pouco. Comecei a falar mais, a conhecer outras pessoas. Ainda assim, é muito difícil enfrentar tudo isso, como você deve saber muito bem.
    É uma coisa que a gente tem que lutar contra, ou só nos prejudicamos ainda mais.
    Adorei o post e as dicas. :)

    Eu, Garota Anônima

    ResponderExcluir
  17. Sou tímida, mas sinto que com o passar dos anos já melhorei um pouco (apesar de continuar sendo péssima em puxar assunto hahaha). O primeiro passo é realmente querer vencer a timidez, deixar de fazer alguma coisa por causa disso não dá, né?!

    Adorei o blog, já estou seguindo ^-^

    Unicórnia de Papel

    ResponderExcluir

Olá, como vai você? Fico feliz que tenha vindo me visitar, fique a vontade para deixar um comentário! Ficarei muito feliz em lê-lo, e espero vê-los aqui outras vezes (:

Layout desenvolvido pela Hina Prado do blog Aishiteru em Contos